Projeto Confraria do Choro.
Após mais de duas décadas de silêncio, a Confraria do Choro de Mato Grosso do Sul retoma suas atividades, celebrando a força da música brasileira e reafirmando o valor do choro como expressão cultural viva. Fundada nos anos 1990 e paralisada desde 2000, a confraria ressurge com novo fôlego em parceria com o Oba Brasil MS e o Escritório Bar Cultural, trazendo de volta um espaço de encontro, criação e resistência musical.
A reativação da Confraria recebeu o apoio institucional do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que reconhece o choro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Esse reconhecimento fortalece o compromisso de salvaguarda, promoção e difusão do gênero, assegurando que sua tradição se mantenha viva e dialogando com as novas gerações de músicos e apreciadores.
Atualmente, a Confraria do Choro acontece todos os sábados, no Escritório Bar Cultural (Rua Assunção, 365 – Vila Morumbi, Campo Grande/MS), reunindo Chorões e Choronas em apresentações abertas, rodas de música e encontros que celebram a riqueza desse gênero que é uma das matrizes da música popular brasileira.
Mais do que um espaço de espetáculo, a Confraria é um ponto de preservação da memória, formação e valorização da identidade musical brasileira, fortalecendo a cena cultural sul-mato-grossense e abrindo portas para novos talentos. Sua reabertura marca um capítulo importante na história do choro em Mato Grosso do Sul e reafirma o poder da música como elo de tradição, diversidade e coletividade.